Saberes Digitais

Projeto: Alfabetização Computacional: Desenvolvimento de habilidades computacionais no ensino médio

Financiamento: PIBEX - UFSJ

Realização: Desde 2018

Bolsista: Aline de Souza

Coordenadores: Prof. Dárlinton Carvalho

O notável impacto causado pelas novas tecnologias digitais apresenta inúmeras oportunidades educacionais, embora exija novas habilidades de seus usuários. Dessa forma, a comunidade, sobretudo os adolescentes, devem estar habituados e com facilidade em lidar com essas tecnologias. Mesmo que o aluno não siga uma carreira em ciência da computação, esse aprendizado faz-se necessário em praticamente qualquer área que a pessoa opte em seguir.

Tendo essa perspectiva como base, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento habilidades computacionais em alunos do ensino médio bem como demais interessados da comunidade no geral, além de aprimorar os conhecimentos do bolsista nessas novas tecnologias e desenvolver sua vocação pela docência.

Neste sentido, destacam-se os objetivos específicos:

  1. Realizar cursos seguindo a abordagem educacional proposta em escolas de ensino médio na região de São João del-Rei (MG), bem como cursos online para participantes de todo o Brasil.

  2. Aprimorar metodologias de ensino sobre alfabetização computacional.

  3. Apoiar na realização de outros projetos de extensão, bem como na formação de novas parcerias relacionadas a linha de atuação deste programa.


Em Desenvolvimento

Estão sendo desenvolvidos aplicativos em parceria com alunos orientados por professores da UFSJ do Campus Alto Paraopeba. Além disso, também é feito um acompanhamento em teste de aplicativos em conjunto com alunas do PIBIC-Jr.