Sistemas Web aplicados a Finanças Computacionais

Projeto: Pesquisa e Desenvolvimento de Plataformas Centradas na Web para Promoção de Inovação na área de Finanças Computacionais

Financiamento: Aprovado no Edital 007/2021/PROPE - PIBITI/CNPq

Realização: 01/08/2021 a 31/07/2022

Bolsista: Mariane Rodrigues Costa

Coordenador: Prof. Dárlinton Carvalho

Na área de finanças computacionais, o desenvolvimento de novas tecnologias, bem como a emergência de startups na área, está sendo relacionada ao termo tecnologia financeira, muitas vezes abreviada para fintech. Fintech é a tecnologia e inovação que visa competir com os métodos financeiros tradicionais na prestação de serviços financeiros. É uma indústria emergente que usa tecnologia para melhorar as atividades em finanças.

Abarcando a tendência no desenvolvimento de Fintechs, este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de um sistema de informação, baseado em uma plataforma computacional centrada na Web. Neste projeto busca-se pesquisar na área de modo a subsidiar a criação de um sistema para promover uma inovação na área de Fintechs.

O objetivo geral deste projeto é proporcionar ao bolsista de iniciação científica a participação de uma pesquisa que culminará no desenvolvimento de um sistema de informação centrado na Web voltado para a área de finanças computacionais. Vale também ressaltar a importância da avaliação de utilização da tecnologia, que permitirá aprimorar o entendimento em relação a utilização do artefato tecnológico proposto. Neste sentido, define-se como objetivos específicos deste projeto:

1. Estudar sobre o domínio de aplicação: finanças computacionais.

2. Desenvolver um sistema de informação centrado na Web na área de finanças computacionais.

3. Avaliar a experiência de utilização do sistema proposto.

4. Estudar sobre novas possibilidades de inovação na área de fintechs por meio de novas tecnologias digitais.

Em desenvolvimento

Estão sendo desenvolvidos robôs para automatização de estratégias para operação em bolsa de valores. Os robôs são desenvolvidos nas plataformas TradeView®, MetaTrader 5® e utilizando modelos de aprendizado de máquina em scikit-learn/Python para realização das operações, recebendo sinais para as estratégias diretamente da web.

Treinamento TradingView

Sobre o TradingView.pdf

Introdução sobre o TradingView https://youtu.be/-xVcEvaK4Nk

Como inserir estratégia no TrandingView https://youtu.be/MqV6SYSK4PY

Como fazer um script para TradingView https://youtu.be/HwOmS8x-kfo

Exemplo de Script.pdf