Sistemas Web na área da Saúde


Projeto: Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas Centrados na Web para Promoção de Inovação na área da Saúde

Financiamento: Aprovado no Edital 005/2021/PROPE - PIBIC/FAPEMIG

Realização: 01/08/2021 a 31/07/2022 (previsão)

Bolsista: Maria Eduarda Ferrari Varella

Coordenador: Prof. Dárlinton Carvalho

Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), especialmente devido ao amplo acesso à Internet e impulsionado pela popularização de dispositivos móveis, vêm promovendo transformações sociais disruptivas. Em especial, o desenvolvimento de plataformas computacionais centradas na web e os aplicativos para smartphones têm promovido inovações em todas as áreas, criando novas perspectivas para pesquisa de modo a se aproveitar destas novas oportunidades.

Considerando que cada vez mais pessoas estão com seus smartphones sempre em mãos, aplicativos para dispositivos móveis estão sendo considerados cada vez mais na realização de atividades comuns, facilitando o seu uso tanto pela flexibilidade por considerar recursos multimídia, quanto pela disponibilidade. Todavia, a pesquisa e desenvolvimento de aplicativos e, principalmente, o entendimento sobre a apropriação de novas tecnologia pelos usuários (experiência de uso) são questões fundamentais para avançar o conhecimento científico na área e guiar a criação de novos produtos e soluções inovadoras que sejam úteis e de qualidade para a sociedade.

Na área de cuidados com a saúde, diversas pesquisas vêm sendo realizadas em busca de maior entendimento e desenvolvimento de novas soluções que aliam o uso de tecnologias digitais em nível pessoal. Por exemplo, na década dos anos 2000, uma questão relevante era como a internet poderia, ou mesmo, deveria ser utilizada para autocuidado em saúde. Esta questão ainda é tão importante que em 2017 o Google juntou forças com especialistas do Hospital Albert Einstein para apoiar os usuários na obtenção de informações sobre sintomas e doenças com mais credibilidade e qualidade . Vale ainda ressaltar que o comportamento dos usuários na busca por informações por meio de buscadores na internet leva a demais consequências, viabilizando novas formas de pesquisa sobre comportamento social em relação a questões de saúde. Atualmente, a utilização dos buscadores na internet é uma fonte relevante de informações para pesquisa, como pode ser visto na pesquisa realizada por pesquisadores da Fiocruz e UFSJ sobre os efeitos de campanhas de saúde pública como o Outubro Rosa. Estes são casos para contextualizar questões de pesquisa sobre a apropriação de novas tecnologias e seus desdobramentos possíveis.

Contudo, abarcando na tendência de utilização de aplicativos, este projeto de pesquisa propõe uma linha de atuação mais vanguardista, propondo o desenvolvimento de sistemas de informação centrado na web com a utilização de um aplicativo para aprimorar a experiência de usuários no trato da saúde. Especificamente, busca-se pesquisar sobre um sistema para inovar na área de vacinação.

Neste sentido, o objetivo geral deste projeto é proporcionar ao bolsista de iniciação científica participar de uma pesquisa sobre este domínio de aplicação que culminará no desenvolvimento de um sistema de informação, fundamentado em uma plataforma centrada na Web, cuja forma principal de acesso é por meio de um aplicativo móvel. Vale também ressaltar a importância da avaliação de utilização da tecnologia, que permitirá aprimorar o entendimento em relação a utilização do artefato tecnológico proposto. Sendo assim, define- se como objetivos específicos deste projeto:

  1. Estudar sobre o domínio de aplicação: vacinação.

  2. Desenvolver uma plataforma computacional centrada na Web, bem como um aplicativo para servir como acesso principal ao sistema proposto.

  3. Avaliar a experiência de utilização do sistema proposto.

  4. Estudar sobre novas possibilidades de inovação na área da saúde por meio de utilização de novas tecnologias digitais, especialmente a Web.

  5. Promover divulgação científica acerca dos resultados obtidos nesta pesquisa.

Em desenvolvimento

O projeto visa realizar um sistema capaz de emitir notificações aos pacientes dos postos de saúde, para que tenham ciência de quando deverão tomar as doses necessárias de vacinas. Para isso, está sendo criada uma plataforma em que os agentes comunitários de saúde farão o cadastro do paciente, bem como vacinas tomadas e sua dosagem. Com isso será possível que o usuário receba mensagens em seus dispositivos móveis notificando-os sobre a necessidade de voltar ao posto de saúde.